Por que investir em vídeos corporativos é importante para sua empresa?

33 Views0 Comment

Por que investir em vídeos corporativos é importante para sua empresa?

Estamos na era das mídias sociais e, portanto, a criação de conteúdo se torna mais importante do que nunca. Os consumidores estão mais conectados e exigem uma aproximação maior das empresas que tanto gostam, ou seja, buscam maior interatividade. Por outro lado, a velha visão rígida e hierarquizada das empresas também está se mostrando frágil e ineficaz, já que os próprios empregados buscam por um ambiente mais social e colaborativo. O mundo mudou, então os modelos de comunicação também devem mudar.

Para se comunicar com os seus diversos públicos, sejam eles externos, ou seja, consumidores e fornecedores, ou internos, os próprios funcionários da empresa, muitas organizações têm apostado na elaboração de vídeos corporativos. O uso dessa mídia se populariza ainda mais por conta de ferramentas como o Youtube, por exemplo. Na prática, esse tipo de estratégia ajuda a humanizar a comunicação e a aproximar ainda mais o interlocutor do receptor da mensagem, mas os benefícios não param por aí.

Confira, logo a seguir, alguns dos principais motivos para a sua empresa investir em vídeos corporativos!

Os mecanismos de buscas e os vídeos

É importante lembrar que, atualmente, muitos mecanismos de busca têm privilegiado a produção de conteúdo audiovisual, especialmente o Google. Não raro, o conteúdo em vídeo assume o topo das buscas, principalmente quando postados no Youtube, o que pode favorecer a sua dispersão e alcance entre diversos usuários. Para se ter uma ideia, resultados de buscas de vídeos tem uma taxa de cliques 41% maior do que os resultados de buscas de textos simples. O mais importante, no entanto, é saber que os vídeos corporativos destinados ao público externo devem ter um viés menos comercial e lembrar sempre de realizar uma apresentação palatável para o público.

Vamos dar um exemplo: se um mercado local destinado a produtos vegetarianos, por exemplo, resolve postar vídeos para o seu público a respeito de receitas vegetarianas, certamente obterá um alcance muito maior do que se falassem sobre os benefícios de comprar na empresa. O modo de capitalizar com esse tipo de vídeo corporativo é diferente. Nesse caso, em vez de elaborar um conteúdo semelhante ao de uma propaganda, o ideal é trazer algo de útil para a vida das pessoas, linkando o vídeo com o site da empresa.

Aprimorando o relacionamento interno e externo

Muitas empresas trabalham com manuais e informativos destinados ao correto manuseio de ferramentas, ou para a elaboração correta do trabalho. Outras criam circulares institucionais para falar sobre os valores da organização, bem como seus objetivos e metas para o ano, que são divulgados para os stakeholders, ou seja, todas as pessoas interessadas na empresa (consumidores, empregados, sócios, fornecedores, etc.). Isso é ainda mais frequente em médias e grandes empresas.

Convenhamos. Um vídeo institucional tem um apelo muito maior do que uma circular interna ou um release externo, certo? Para se ter uma ideia, atualmente 59% dos executivos preferem assistir um vídeo em vez de ler um texto sobre determinado assunto ou empresa, e pode ter certeza de que isso também se aplica aos fornecedores, bem como funcionários da organização. Isso porque a utilização do vídeo corporativo ajuda a humanizar a mensagem a ser transmitida, sem contar o fato de que é muito mais palatável do que um material institucional escrito.

Explorando as diferentes formas de aprendizado

Por fim, é importante deixar claro que existem diferentes formas de aprendizado e, portanto, diferentes formas de se ensinar ou transmitir uma mensagem. Existe um público que consegue facilmente absorver um conteúdo por meio de um material escrito divulgado em blogs e outras ferramentas, é bem verdade. No entanto, ao resumir as ações institucionais da empresa a esse tipo de mídia, ocorre uma limitação do alcance da sua mensagem.

Existe também uma parte do público distinta, que adora vídeos. Ignorar esse fato é o mesmo que não transmitir a mensagem com eficácia. Portanto, é fundamental que uma empresa explore as diferentes formas de comunicação e aprendizado para que consiga o máximo de amplitude possível e, desta forma, consiga cumprir com os objetivos institucionais definidos pela empresa.

Pronto para apostar nos vídeos corporativos? No nosso blog você confere outras novidades! Compartilhe suas experiências com vídeos corporativos nos comentários abaixo!

Quer ficar informado sobre o assunto, inscreva-se aqui embaixo.

Leave your thought