5 dicas para contratar uma Produtora de Vídeos de qualidade

137 Views0 Comment

 

A expectativa criada em torno da produção de um vídeo é grande. Nada melhor do que ver aquela ideia finalmente concretizada em uma produção audiovisual impecável, que informa e encanta os clientes e tem o poder de aumentar as vendas de um negócio.

Mas para que essa expectativa não se transforme em frustração após a realização do trabalho, a contratação de uma produtora de vídeos deve ser feita com cautela e planejamento.

Alguns elementos precisam ser levados em consideração ao fazer a escolha do seu fornecedor, e é isso que vamos apresentar nesse post. Veja as principais dicas para contratar uma produtora de vídeos de qualidade:

1. Analise o Portfólio da empresa

Uma das primeiras atitudes ao pesquisar uma produtora de vídeos é a análise de portfólio. Pesquise os trabalhos pelo site ou solicite à própria empresa que apresente cases relacionados à sua demanda.

A avaliação dos vídeos já realizados pela produtora oferece uma visão realista sobre sua capacidade e a qualidade do seu trabalho, além da afinidade das produções com a linguagem que você deseja e dos clientes já atendidos com o seu perfil.

Cada produtora tem um perfil de trabalho e um nicho, que exige equipamentos e profissionais qualificados. Existem produtoras publicitárias e vídeos institucionais para empresas, produtoras para eventos sociais (casamentos, aniversários, formaturas…), produtoras para vídeos de internet, produtoras de filmes cinematográficos. O primeiro passo para entender o orçamento de um vídeo é identificar o perfil da produtora e entender suas competências técnicas.

Aqui na Estúdio 9 Filmes, nosso foco de atuação são vídeos institucionais para empresas, vídeos publicitários, e vídeos para internet com foco em produtos e serviços de empresas. Atendemos ao segmento de B2B que exigem profissionais capacitados em produção audiovisual. Veja aqui alguns trabalhos.

2. Analise a reputação da empresa

Na internet, não é difícil encontrar opiniões sobre qualquer empresa. Na página do Facebook da marca ou em sites de reclamação, você pode saber as experiências de clientes e ex-clientes antes de escolher uma produtora de vídeos. O Instagram é um ótimo recurso para isto também.

Se quiser saber mais detalhes, entre em contato com essas empresas para tirar dúvidas e saber se elas obtiveram os resultados desejados.

Você pode também conhecer o histórico da empresa, seus valores, tempo de mercado, porte dos clientes, qualidade da equipe, infraestrutura, tecnologias utilizadas, entrega no prazo acordado, entre outras informações.

3. Conheça o cronograma de produção

Ao avaliar a proposta da produtora, verifique primeiramente se ela apresenta as etapas de produção do vídeo — o que já demonstra uma preocupação da empresa oferecer informações claras e detalhadas sobre o serviço.

Depois, analise se as etapas são condizentes com o prazo prometido para a entrega final. Assim, você já pode avaliar o comprometimento da produtora em cumprir o que foi prometido e o seu nível de profissionalismo, pois existem etapas imprescindíveis a serem seguidas.

4. Analise a visão sistêmica da produtora

Você não precisa exatamente de uma empresa que saiba fazer vídeos. Você precisa de um parceiro especialista em produção audiovisual, que entenda as necessidades do seu negócio e saiba propor uma solução que traga os resultados que você precisa, dentro do seu contexto.

Muitas produtoras propõem ações inovadoras e criativas, mas elas não servem se não estiverem alinhadas ao propósito e aos objetivos da empresa. Portanto, uma produtora de vídeos de qualidade deve demonstrar interesse em conhecer o seu negócio e as suas dores para poder ajudá-lo. É para isso que você está contratando-a.

5. Preze pela qualidade do atendimento

A contratação de uma produtora de vídeos não é como a compra de um produto, em que você passa no caixa e já pode consumi-lo. Produção audiovisual leva tempo e demanda um relacionamento mais profundo entre cliente e fornecedor.

Então, o representante da produtora não deve agir como um mero vendedor, com um discurso decorado e uma tabela padronizada de preços. Ele deve ser um consultor, que está interessado em conhecer os seus desafios, atender às suas dúvidas, indicar o melhor formato e oferecer o melhor orçamento para o seu negócio — uma parceria eficiente para os dois lados.

Contratar qualquer fornecedor é um desafio, com a produtora de vídeos não é diferente. O processo de produção é longo, complexo, personalizado e envolve colaboração entre as partes. Por isso, é preciso considerar esses aspectos para tomar a decisão mais acertada.

E você, já contratou uma produtora de vídeos? Ou ainda está em dúvida para fechar um contrato? Conte-nos abaixo sobre as suas experiências!

Deixe sua mensagem